Sobre Nós

A História das Assembleias de Deus no Brasil

Em 19 de novembro de 1910, Daniel Berg e Gunnar Vingren desembarcaram em Belém do Pará, obedecendo ao chamado divino para trazer a mensagem pentecostal ao Brasil. Sem recursos ou estrutura, mas com fé e convicção, realizaram o primeiro culto pentecostal na casa de Celina Albuquerque, que também foi a primeira pessoa batizada com o Espírito Santo no país.

O movimento cresceu rapidamente. Em 1911, fundaram a Missão da Fé Apostólica, que em 1918 passou a ser chamada de Assembleia de Deus. Desde então, a igreja se tornou a maior denominação evangélica do Brasil e do mundo, com quase 44 mil templos espalhados pelo país e cerca de 30 milhões de membros.

Seu crescimento está alicerçado em pilares fundamentais: ênfase na obra do Espírito Santo, ardor evangelístico, vida de oração e simplicidade. Iniciativas como o projeto “Década da Colheita” na década de 1990 resultaram em um grande avivamento, consolidando a igreja como referência em evangelismo e avivamento espiritual.

Hoje, as Assembleias de Deus continuam cumprindo seu propósito com fervor, sendo uma das maiores forças na transição religiosa do Brasil e tocando milhões de vidas com a mensagem de salvação em Cristo.

Missionários fundadores Daniel Berg (à esq.) e Gunnar Vingren (à dir.)

Origem da IEAD Engenheiro Beltrão

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Engenheiro Beltrão teve sua origem em 1968, fundada pelo visionário Pastor Eugênio Francisco da Silva. A necessidade de um espaço de culto surgiu devido ao grande número de fiéis que se reuniam em casas para louvar a Deus e buscar crescimento espiritual. Desde então, a igreja se tornou um marco na cidade, sendo um lugar de comunhão, ensino da Palavra e serviço à comunidade.

 

Valores e Missão

A IEAD Beltrão é fundamentada em valores que refletem o coração do evangelho: perdão ao próximo, zelo pela sã doutrina, rejeição de heresias e a construção de uma comunidade baseada no amor genuíno. Esses pilares sustentam a igreja em sua missão principal: ensinar o evangelho de Jesus ao máximo de pessoas possível, promovendo um crescimento espiritual gradativo e consistente.

 

Ministérios e Ações

Ao longo de sua trajetória, a igreja tem sido ativa em diversas frentes ministeriais, atendendo a diferentes públicos e necessidades. Os principais ministérios incluem o Departamento de Jovens, Crianças, Irmãs e Varões, cada um desempenhando um papel essencial na edificação espiritual da congregação. Além disso, a IEAD Beltrão desenvolve ações sociais importantes, como a entrega de cestas básicas, assistência e aconselhamento individual e para casais, demonstrando amor ao próximo de forma prática.

 

Impacto na Comunidade

A IEAD Beltrão vai além das paredes do templo. A igreja tem impactado a comunidade local ao abordar temas atuais nas escolas, participando da Ordem dos Pastores Evangélicos de Engenheiro Beltrão (OPEENBEL) e colaborando na organização de eventos evangélicos que têm alcançado muitas vidas para Cristo. Esse compromisso com a sociedade reflete o desejo de ser uma igreja relevante e atuante.

 

Momentos Marcantes

A história da IEAD Beltrão é repleta de desafios e vitórias. Um marco recente foi a ampliação do templo e remodelagem da fachada, concluída em 2025. Com um início modesto, contando com apenas R$ 40.000,00 em caixa, a igreja mobilizou sua comunidade e, pela graça de Deus, alcançou um investimento total de mais de R$ 300.000,00 em apenas oito meses. Esse esforço simboliza a fé, unidade e dedicação dos irmãos que fazem parte desta grande obra.

 

Visão para o Futuro

Com os olhos voltados para o amanhã, a IEAD Beltrão planeja avançar em diversas áreas. Entre os projetos futuros, estão:

  • A melhoria da qualidade sonora do templo, para proporcionar uma experiência de adoração ainda mais edificante;
  • A abertura de centros de ensino profissionalizantes, com o objetivo de preparar jovens e adolescentes para as profissões do futuro;
  • A intensificação da formação de discípulos, resgatando almas perdidas e promovendo um impacto espiritual profundo na cidade.

No que Cremos

  • Cremos na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia sagrada, única regra infalível de fé e prática para a vida e o caráter cristão (II Tm 3:14-17);
  • Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, e, de maneira especial, os seres humanos, por um ato sobrenatural e imediato, e não por um processo evolutivo (Dt.6:4; Mt.28:19; Mc.12:29; Gn1:1; 2:7; Hb.11:3 e Ap.4:11);
  • No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no seu nascimento virginal, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e em sua ascensão vitoriosa aos céus como Salvador do mundo (Jo.3:16-18; Rm.1:3,4; Is.7:14; Mt.1:23; Hb.10:12; Rm.8:34 e At.1:9);
  • No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera o pecador; que falou por meio dos profetas e continua guiando o seu povo (II Cor.13:13; II Cor.3:6,17; Rm.8:2; Jo.16:11; Tt.3:5; II Pe 1:21 e Jo.16:13);
  • Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm.3:23; At.3:19);
  • Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito santo para tornar o homem aceito no Reino dos Céus (Jo.3:3-8; Ef.2:8,9);
  • No perdão dos pecados, na salvação plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9);
  • Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, una, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e de todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para seguir a Cristo e adorar a Deus (I Cor.12:27; Jo.4:23; I Tim.3:15; Hb.12:23 e Ap.22:17);
  • No batismo bíblico efetuado por imersão em águas, uma só vez, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt.28:19; Rm.6:1-6; Cl. 2:12);
  • Na necessidade e na possibilidade de termos vida santa e irrepreensível por obra do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas de Jesus Cristo (Hb.9:14; I Pe 1:15);
  • No batismo no Espírito Santo, conforme as Escrituras, que nos é dado por Jesus Cristo, demonstrado pela evidência física do falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At.1:5; 2:4; 10:44-46; 19:1-7);
  • Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme sua soberana vontade para o que for útil (I Co.12:1-12);
  • Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira – invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda – visível e corporal, com a sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (I Ts.4:16,17; I Co.15:51-54; Ap.20:4; Zc.14:5 e Jd.1:14);
  • No comparecimento ante o Tribunal de Cristo de todos os cristãos arrebatados, para receberem a recompensa pelos seus feitos em favor da causa de Cristo na Terra (II Co.5:10);
  • No Juízo Final, onde comparecerão todos os ímpios; desde a Criação até o fim do Milênio, os que morrerem durante o período milenial e os que, ao final desta época, estiverem vivos. E na Eternidade de tristeza e tormento para os infiéis e vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis de todos os tempos (Mt.25:46; Is.65:20; Ap.20:11-15; 21:1-4);
  • Cremos, também, que o casamento foi instituído por Deus e retificado por nosso Senhor Jesus Cristo como união entre um homem e uma mulher, nascidos macho e fêmea, respectivamente, em conformidade com o definido pelo sexo de criação geneticamente determinado (Gn.2:18; Jo.2:1,2; Gn.2:24; 1:27).